| Página Inicial | O Site | Estatística | Contato Terça, 23 de Janeiro de 2018
 
 
Menu
Cidade
Cultura
Educação
Esporte
Gastronomia
Geral
Nacional
Saúde
Segurança
Trãnsito
Transporte
 
 
Notícias > Saúde Inserida em 14/03/2016 - 12:21:00
Compartilhe Facebook
Período de quaresma muda rotina alimentar de católicos
Vários alimentos podem substituir carne vermelha, entre eles ovos e peixe
 
 

Na Quaresma, período que antecede a chegada da Páscoa, muitos católicos deixam de comer alguns alimentos que fazem parte de sua rotina, entre eles a carne vermelha. Mas é preciso cuidado para não perder a qualidade das refeições e manter uma dieta balanceada em nutrientes.

 

            Uma opção é trocar a carne pelo ovo, que é rico em proteínas de alto valor biológico, tem vitaminas A, E, K e do complexo B, além de minerais como ferro, selênio, zinco, sódio, potássio e fósforo. “Ele pode ser preparado de diferentes formas: em suflê, cozido, pochê, omelete, mexido e até frito, desde que, nesse último caso, seja consumido com moderação”, explica Andressa Spagnol Boaretto, docente do curso Técnico em Nutrição do Senac Limeira.

 

            Outros alimentos também podem entrar na lista, como peixes, queijos brancos, leguminosas e grãos, como o feijão branco, carioca, preto, lentilha e grão de bico, que possuem aminoácidos e minerais importantes para a manutenção da saúde. “Quem deixa de comer a carne vermelha também não deve se esquecer de verduras verde-escuro, como brócolis, couve, espinafre e rúcula, que são ricos em ferro”.

 

O “queridinho” – Entre os alimentos mais consumidos no período de Quaresma, está o peixe. “De maneira geral, ele contem boas doses de ômega 3 e 6, selênio, magnésio e vitamina D, auxiliando na melhoria do sistema imunológico”, destaca Andressa. “É um alimento que atua na regeneração celular, na saúde de ossos e dentes, tem efeito anti-inflamatório, previne doenças cardiovasculares, aumenta o colesterol bom e diminui o ruim”.

 

            A profissional indica o consumo de sardinha, que tem maior valor nutricional e baixo custo, merluza, atum, dourada, pescada e salmão – além do tradicional bacalhau.

            “A sardinha fica ótima a escabeche na panela de pressão e os demais podem ser assados, grelhados, feitos em moqueca ou fritos”, orienta a docente. Uma dica é sempre acrescentar legumes, que deixam o prato mais bonito e nutritivo, além de temperos naturais, como alho, salsa, orégano, alecrim e manjericão. 

 

            Para quem tem crianças em casa, vale investir em formas diferenciadas. “É interessante cortar em iscas, empanar e fritar em fritadeiras sem óleo ou ainda fazer um patê de atum e rechear pães, por exemplo”, afirma Andressa.

 

 

Receita para a Sexta Santa

            Em tempos de crise, nem todo mundo quer investir no tradicional bacalhau. Por isso, a docente do Senac Limeira preparou uma receita especial, com filé de peixe, que garante o mesmo sabor e valor nutricional para a celebração da data cristã. Confira:           

           

 

Filé de peixe ao leite de coco

 

Ingredientes

 

- 1 kg de filé de peixe (merluza ou cação)

- Azeite de oliva

- 200 ml de leite de coco

- 1 dente de alho

- 2 tomates

- 1 pimentão verde

- 1 pimentão amarelo

- 1 cebola

- Suco de um limão

- Salsinha a gosto

- Sal a gosto

 

Modo de preparo

 

1. Aqueça o azeite de oliva, refogue o alho, acrescente o leite de coco e reserve.

2. Corte os legumes em rodelas e faça uma camada de cebola, tomate e pimentões e, em seguida, os filés de peixe já temperados com sal e suco de limão.

3. Alterne as camadas e, por último, acrescente o refogado de alho com o leite de coco e salpique a salsinha por cima.

4. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até que fique cozido.

5. Sirva com arroz e salada.

 

 

Curso na área

            O Senac Limeira está com inscrições abertas para uma nova turma do curso Técnico em Nutrição e Dietética. As aulas iniciam em maio e mais informações podem ser obtidas no site www.sp.senac.br/limeira ou pelo telefone (19) 2114-9199.

 

Serviço

 

Técnico em Nutrição e Dietética

Data: 2 de maio de 2016 a 1º de dezembro de 2017

Horário: segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30

 

Senac Limeira

Endereço: Rua Quadros Sobrinho, nº 1, Centro

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/limeira ou telefone (19) 2114-9199

 
Fonte: ComTexto Comunicação Corporativa
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Copyright © 2003 - 2018 - Limeira Online - O Site da Cidade!!! - Todos os direitos reservados - All rights reserved

 

Desenvolvimento